Jovens debatem políticas públicas para a juventude da Paraíba em audiência na ALPB; diamantense participou

Dutra destacou que a iniciativa deu aos jovens a possibilidade de protagonizar em um momento de construção de políticas públicas

Jovens de diversas cidades da Paraíba se reuniram no plenário Deputado José Mariz, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta segunda-feira (19). Entre os participantes, estava o jovem estudante de odontologia e assessor parlamentar do Deputado Taciano Diniz, Crisanto Abílio Neto, natural da cidade de Diamante.

O momento, que marcou as comemorações do Mês da Juventude no Parlamento, teve o objetivo de debater políticas públicas voltadas aos jovens de todo o estado. A propositura foi da deputada Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB.

Conforme a deputada, a propositura teve o objetivo de dar espaços aos jovens e ouvir as suas principais demandas. “O objetivo foi trazer jovens de vários setores da Paraíba, que tem quase 700 mil jovens na faixa etária entre 15 a 24 anos. Nada mais justo e oportuno do que trazer para dentro do Parlamento um tema tão importante e tão envolvente quanto a juventude, que está vulnerável às drogas, à violência, mas que quer empreender e quer fazer um bom debate na política”, afirmou Pollyanna.

Dutra destacou que a iniciativa deu aos jovens a possibilidade de protagonizar em um momento de construção de políticas públicas para eles. “O que a gente propõe aqui é a formação de novos líderes, queremos que eles [os jovens] deixem algo importante para que possamos sugerir ao Poder Executivo na forma de requerimentos, de indicações ou projetos de lei. O que a gente quer trazer para cá é a temática da juventude, que tem que fazer parte do processo de decisões do Governo do Estado e do Parlamento”, explicou a presidente da CCJ, reforçando que este é um primeiro passo para outras estratégias que deverão entrar na Casa, por meio do seu mandato, voltadas à juventude.

Para Talyson Monteiro, presidente do Movimento de Juventude de Pombal e um dos jovens que veio do Sertão até o Parlamento para participar desse momento, é necessário que as políticas públicas voltadas à juventude sejam interiorizadas. “A gente percebe que o Governo do Estado tem uma política pública mais efetiva aqui na região de João Pessoa. Só que no âmbito do Sertão isso é um pouco diferente. Há uma certa falha. A política pública chega, mas de certa forma está mitigada. O Sertão quer ter mar, mas um mar de oportunidades”, destacou.

Também participaram da audiência pública o deputado Cabo Gilberto Silva, o representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Wéverton Correia, o defensor público Antonio Nery; o representante do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba, major Jomário Fernandes; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Rafael Targino; a representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Alana Silva; o vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE) na Paraíba, Humberto Carvalho; o secretário-executivo de Administração, Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Gabriel Gomes; além de integrantes da Federação de Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fercomércio/PB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB) e de estudantes de universidades de regiões metropolitanas e interioranas do estado.

 

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.