Prefeitura de Piancó lança Pregão Oficial para Procedimentos Cirúrgicos na Especialidade de Oftalmologia

Muitos pacientes confundem catarata com pterígio. Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí.

A Prefeitura de Piancó lançou o Pregão Presencial 00058/2019, nesta quarta-feira, 21 de agosto de 2019, num valor estimado em R$ 79.665,50 (Nº do Processo 00058/2019), para Contratação de Empresa Especializada na área de Saúde, para a realização de procedimentos cirúrgicos na especialidade de Oftalmologia (Cirurgias de Cataratas e Pterígio), para suprir as necessidades da prefeitura nesse setor.

Muitos pacientes confundem catarata com pterígio. Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí. Segundo os médicos, a confusão se deve ao desconhecimento do pterígio. Comum em países tropicais, o pterígio é uma membrana fibrovascular que surge entre a córnea (parte anterior e protetora do olho) e a conjuntiva (membrana mucosa que reveste a parte externa da córnea). Ele é perceptível a olho nu, pois forma uma carnosidade no canto dos olhos, em formato triangular. “O pterígio é um problema externo, diferente da catarata, que atinge o cristalino, que é na parte interna do olho”, detalha o especialista. Na catarata, o cristalino — lente natural do olho humano — se calcifica. Como ele é responsável pelo foco, a doença causa a perda gradual da visão.

Fonte Blog de piancó

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.