Menu
Vale do Piancó

Itaporanguense é testado positivo para Covid-19, porem ele mora em outra cidade

Segundo apurou o Portal DiamanteOnline, isso acontece em decorrência do endereço que consta no cartão do SUS

Da Redação do Diamante Online

24/04/2020 às 22:51 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou por volta das 18h00min desta sexta-feira (24), um novo balanço dos casos de coronavíros na Paraíba. Os dados trouxeram a confirmação de um caso registrado na cidade de Itaporanga, que fica na microrregião do Vale do Piancó.

A notícia do primeiro caso registrado na cidade se espalhou rapidamente através dos meios de comunicação da região e pelas redes sociais, porém, houve um desencontro de informações que apesar de oficiais, tranquiliza toda a população itaporanguense: é que o infectado pelo Covid-19, é natural de Itaporanga e morador da cidade de Itaporoca que fica na região de Mamanguape, não tendo visitado sua terra natal nos últimos meses.

Segundo apurou o Portal DiamanteOnline, isso acontece em decorrência do endereço que consta no cartão do SUS do paciente, que neste caso constava Itaporanga (PB).

Mesmo sendo registrado como Itaporanga pelo governo do estado, o decreto do relaxamento das medidas de isolamento continua valendo na cidade. Caso o infectado estivesse em Itaporanga, tanto a prefeitura poderia de oficio revogar as disposições do decreto, como também seria de imediatamente válido o decreto estadual, que não flexibiliza a abertura dos comércios.

Desde a segunda-feira, 20 de abril, a cidade de Itaporanga vivencia a volta do aquecimento do comércio local com a abertura de lojas, e demais estabelecimentos comerciais. A população já tem entendido que o uso da máscara é obrigatório para entrar nos supermercados, farmácias, padarias e etc.

As autoridades também trabalham diuturnamente no combate, com ações em diversas áreas, tudo para que não haja registros do novo coronavírus.

Um caso da mesma parecido aconteceu com Coremas, também no Vale do Piancó. Um jovem testou positivo no Estado de São Paulo, porém ele mantinha endereço de sua cidade natal, Coremas, em seu cadastro do SUS e o caso foi mapeado como sendo na Paraíba.

(Os dados oficiais do Governo já apontam três casos no Vale do Piancó, porém, apenas o paciente de Igaracy que já está recuperado, residia na cidade de origiem)

Paraíba tem 61 novos casos de Covid-19 e dois óbitos nesta sexta. Na paraíba já são confirmados 447 casos positivos e 46 óbitos.

Os casos estão distribuídos em 34 municípios: João Pessoa (286); Campina Grande (35); Santa Rita (29); Cabedelo (16); Bayeux (12), Patos (8), Sapé (13); Junco do Seridó (3), Pombal ( 2), Cajazeiras (4), Sousa (6), Guarabira (3), São João do Rio do Peixe (3), Itapororoca (2), Serra Branca (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1), Congo (1), Queimadas (1), Bom Jesus (1), Itabaiana (2), Cruz do Espirito Santo (1), Conde (4), Igaracy (1), Taperoá (1), Barra de São Miguel (1), Alagoa Nova (1), Coremas (1), Brejo do Cruz (1), Caaporã (1), Coxixola (1), Alagoa Grande (1), Itaporanga (1), Pedras de Fogo (2)

Dois óbitos foram registrados nas últimas 24h:

Homem, 50 anos, residente no município de Conde. Sem informações de comorbidade. Estava internado em hospital público com óbito em 23/04

Homem, 71 anos, residente em Santa Rita. Hipertenso. Estava Internado em hospital público. Óbito ocorrido em 24/04.

No momento, 141 pessoas estão internadas com notificação de suspeita para Covid-19, sendo 105 em enfermaria (99 público/ 26 privado) e 36 na UTI (25 público/ 11 privado).

Diamante Online

Anúncio full