Menu
Brasil

Cratera misteriosa na BA tem aumento de 17m em 4 meses

A empresa diz que está investigando se a cratera tem relação com o trabalho de perfuração que desenvolve no local e que está monitorando a área com microssensores, drones e software de alta

Da Redação do Diamante Online

21/11/2018 às 13:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As causas da cratera gigante que se abriu misteriosamente perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, ainda permanecem sendo um mistério. Os estudos já relizados até agora não conseguiram desvendar o que provocou o buraco, cujo comprimento aumentou de 69 metros para 86 metros em um período de quatro meses.

A cratera se formou numa área de propriedade da empresa multinacional americana Dow Química, que utiliza a região para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A empresa diz que está investigando se a cratera tem relação com o trabalho de perfuração que desenvolve no local e que está monitorando a área com microssensores, drones e software de alta precisão.

O buraco está no meio de uma mata nativa, a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores da vila, que se dizem preocupados com a situação. Um estudo geomecânico feito pela empresa e outro realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam, no entanto, que os habitantes da região não correm riscos.

G1.COM

Tópicos
Anúncio full