Brasil
\'Tirou a oportunidade de me ver crescer\', protesta filha que perdeu o pai atingido por linha de pipa com cerol
Familiares cobram por justiça após a morte causada por linha de pipa com cerol.
Por Redação
01/08/2024 às 14:39 | Atualizado em 08/11/2025 às 14:34
Familiares cobram por justiça após a morte de Franciel, por causa de uma linha de pipa com cerol (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Na manhã desta quarta feira (31), familiares realizaram uma manifestação pedindo por Justiça diante da morte de Franciel, que faleceu após ter o pescoço atingido por uma linha com cerol em Açailândia, na Região Sudoeste do Maranhão.
Dentre as manifestantes estava a filha de Franciel, que ergueu um cartaz lamentando a morte do pai, que era pedreiro e estava voltando pra casa, no Residencial Tropical, quando foi atingido pela linha com cerol que estava ligada a uma pipa no céu.
"Olha o que sua brincadeira de soltar pipa tirou de mim. Você tirou a oportunidade dele me ver crescer!", dizia o cartaz.
A manifestação foi realizada em frente ao prédio da Delegacia de Açailândia, pedindo por Justiça. Até o momento, ninguém foi preso após a morte de Franciel.
Segundo testemunhas o caso aconteceu quando Francielton voltava do trabalho, pilotando uma moto, na tarde da última sexta-feira (25). Ao passar por uma rua, uma pessoa que estava soltando pipa com cerol, a chamada \'linha chilena\', acabou atingindo o pescoço de Francielton, que morreu no local.
Após a morte, mototaxistas realizaram uma motociata pelas principais ruas da cidade, exigindo fiscalização para evitar outras mortes.
No Maranhão, a Lei 11.821, de 12 de setembro de 2022, estabelece multa de até R$ 5 mil a quem descumprir a Lei 11.344/2020 que proíbe a comercialização da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena) e de qualquer outro produto utilizado nessa prática que contenha elementos cortantes.
G1
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Projeto de Lei
Câmara aprova PL que limita decisões monocráticas de ministros do STF
Projeto limita decisões de um único ministro contra leis aprovadas no Congresso Nacional.
15/12/2025Lei
Projeto de lei que estipula penas a quem matar, abandonar ou negar socorro a cães e gatos vai para o Senado
Texto foi aprovado pela CDH nesta quarta-feira e passou a tramitar oficialmente como projeto de lei.
15/12/2025