Menu
Geral

Pesquisadores criam tecnologia que elimina uso de senhas em redes Wi-Fi

Uma nova maneira de tornar uma rede Wi-Fi mais segura sem a necessidade de utilizar uma senha.

Da Redação do Diamante Online

01/04/2016 às 23:15 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma nova pesquisa do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), setor do MIT dedicado à ciência da computação e inteligência artificial, criou uma nova maneira de tornar uma rede Wi-Fi mais segura sem a necessidade de utilizar uma senha.

Liderada pelo professor Dina Katabi, a equipe utilizou uma tecnologia que permite que um ponto de acesso Wi-Fi possa identificar com precisão todos os aparelhos conectados a ele. Batizada de Chronos, a tecnologia pode ser usada para conceder acesso a um roteador Wi-Fi com base na localização exata do usuário, tornando muito mais difícil que um intruso possa acessar a rede a partir de um lugar remoto.

Os pesquisadores afirmaram que a Chronos é 20 vezes mais precisa do que as técnicas semelhantes existentes. Ela calcula o tempo que os dados levam para viajar do roteador até o dispositivo do usuário. Essa distância identifica com precisão a localização de um usuário. Durante os testes, a equipe do MIT utilizou a tecnologia dentro de uma residência e comprovou que a Chronos é capaz de identificar a localização de um usuário, em qual quarto ele está, por exemplo, durante 94% do tempo. Em uma cafeteria, o teste apontou que a tecnologia é capaz de identificar usuários do estabelecimento de intrusos por cerca de 97% do tempo.

A tecnologia Chronos também poderia ser bastante útil para tornar os drones mais seguros. Por determinar precisamente a distância de um dispositivo, a tecnologia poderia manter os drones a uma distância segura das pessoas, evitando acidentes. Além disso, a criação dos pesquisadores do MIT também seria útil para várias outras tarefas, como para encontrar um dispositivo perdido.

Apesar dos pontos positivos, a Chronos apresenta alguns problemas, sendo a principal delas a falta de privacidade. O sistema poderia ser utilizado, por exemplo, para rastrear a localização do usuário. Contudo, a tecnologia ainda deve passar por algumas evoluções e é possível que alguns de seus problemas devem ser atenuados com sua melhoria e desenvolvimento.

Canal Tech

Anúncio full