Menu
Geral

IBGE lança mapa-múndi invertido com o Sul no topo e Brasil no centro do mundo

Modelo destaca BRICS, Mercosul, países lusófonos e reforça protagonismo brasileiro no cenário geopolítico de 2025.

Por Redação

08/05/2025 às 15:15 | Atualizado em 08/05/2025 às 15:16

Modelo destaca BRICS, Mercosul, países lusófonos e reforça protagonismo brasileiro no cenário geopolítico de 2025. - Divulgação

Modelo destaca BRICS, Mercosul, países lusófonos e reforça protagonismo brasileiro no cenário geopolítico de 2025. (Foto: Divulgação)

O IBGE lançou nessa quarta-feira (07) uma versão inédita do mapa-múndi oficial, com o Brasil no centro e uma perspectiva invertida, em que o Sul aparece no topo. A proposta rompe com a convenção cartográfica tradicional ao apresentar uma nova forma de leitura do mundo, alinhada à crescente projeção internacional do Brasil e à pauta do Sul Global.

A publicação destaca blocos e regiões estratégicas para o Brasil em 2025, como os países do BRICS, do Mercosul, os países de língua portuguesa, o bioma amazônico e três cidades com relevância diplomática: o Rio de Janeiro, como capital dos BRICS; Belém, sede da COP 30; e o Ceará, anfitrião do Triplo Fórum.

Segundo o IBGE, a representação invertida reflete uma crítica às hierarquias implícitas nos mapas tradicionais, que colocam o Norte no topo por convenção histórica, e não por razões técnicas. A prática foi consolidada por nomes como Ptolomeu, Mercator e Waldseemüller, mas há precedentes em culturas que adotavam outros referenciais, como nos mapas medievais e em obras como a do artista uruguaio Joaquín Torres-García, autor do icônico mapa invertido de 1943.

O novo mapa integra as ações do IBGE como coordenador de institutos de estatística do BRICS, Mercosul e países lusófonos em 2025. Também faz parte da agenda estratégica do órgão voltada à disseminação de informações, reflexão geopolítica e fortalecimento da posição do Brasil no Sul Global.

Disponível em português e inglês, o novo mapa será comercializado na Loja Virtual do IBGE a partir de sábado (10), pela internet . Já as vendas físicas começam na segunda-feira (12), na Livraria do IBGE, no Palácio da Fazenda – Sobreloja 1, Centro/Castelo – Rio de Janeiro/RJ, das 10h às 16h. Clientes que optarem pela compra presencial terão 30% de desconto, oferta também válida para compras online com retirada no local.

T5

Tópicos
Anúncio full