Menu
Vale do Piancó

Idosa é vítima de “fake news” sobre coronavírus em Santana dos Garrotes

As notícias falsas se espalharam após a senhora apresentar uma pneumonia.

Da Redação do Diamante Online

24/03/2020 às 17:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A família de uma idosa de 67 anos, que reside na cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, tem lamentado bastante o fato de terem circulado diversas notícias e áudios falsos sobre uma possível infecção de coronvírus na senhora.

De acordo com uma publicação feita pelo popular Wellington Lopes, que é sobrinho da vítima, nos grupos WhatsApp foi informado que a idosa teria contraído a doença após ter tido contato com um filho que havia chegado de São Paulo, o que não condiz com verdade, porque, segundo Wellington, ela não tem filho.

Conforme ele, a propagação da “fake news” foi feita porque a idosa deu entrada no hospital regional de Piancó no dia 21 deste mês, com diabete em 347, e posteriormente apresentou uma pneumonia, sendo necessário fazer exames do Covid-19, os quais ainda não saíram o resultado.

Esse fato gerou as notícias falsas, de pessoas que expuseram a vítima e todos familiares dela. Wellingnton informou que família tem recebido constantes ligações de pessoas perguntando sobre o caso.

Na publicação, ele explicou que a secretária de Saúde do município foi até a residência da senhora e orientou todos a permanecerem em casa de quarentena.

Na Paraíba, apenas três casos foram confirmados até o momento. O terceiro foi informado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (24). Trata-se de uma mulher de 31 anos, que reside em João Pessoas e tem histórico de viagem para São Paulo.

Confira, na íntegra, a publicação de Wellington:

Nota de esclarecimento

Segundo alguns áudios que circulam nas redes social Whatsapp e Facebook e devido a muitas ligações que nossa familia vem recebendo, venho por meio dessa nota esclarecer alguns detalhes.

A paciente, minha tia de 67 anos de idade, deu entrada no hospital regional de Piancó.- PB no dia 21/03/2020, com diabete em 347; foi medicada e, como recomendações do Ministério da Saúde, por causa do Covid-19, foi liberada pelo médico de plantão.Na madrugada do dia seguinte, aproximadamente às 04:00 horas da manhã, como a paciente não apresentava nenhuma melhora, ligamos pra 192. Não conseguimos falar com SAMU; tentamos ligar na Central (3452-2026), não conseguimos contato. Então foi solicitado ambulância da prefeitura, onde novamente foi levada a paciente pro hospital regional de Piancó PB. Chegando lá, foram realizados os exames e foi constatado pneumonia. Devido à epidemia do Covid-19, ontem, dia 23/03/2020, foi feito o teste do Covid-19.

Circulam nas redes sociais áudio,segundo informações de um indivíduo que divulgou nome da paciente e que ela estava com covid-19. Também foi divulgado nome de minha irmã e meu cunhado. Segundo ele, ela teve contato com um filho que chegou de são Paulo-SP. Mentira! nem filho ela tem. Devido essa fake e por esse indivíduo ter divulgado o nome do paciente sem permissão de familiares já que era uma suspeita e que ainda não foi confirmado, estamos esperando o resultado do covid-19, para tomarmos as providências cabíveis na forma da lei.

Hoje, dia 24/03/2020, a secretária de Saúde do município de Santana dos Garrotes-PB veio até a casa de minha mãe minha irmã e meu cunhado,para assinar um termo onde todos de nossa família deve permanecer em casa de quarentena, e caso seja desrespeitado, seremos punido. Mais uma vez volto a repetir: estamos esperando o resultado do Covid-19, para tomarmos as providências cabíveis na forma da lei pra essas pessoas.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full