Menu
Paraíba

Empreendedor paraibano participa de reality show do programa Mais Você

A proposta do quadro é para que cada participante comece a disputa com 20 mil no bolso

Da Redação do Diamante Online

05/02/2019 às 12:57 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O paraibano João Filho ganhou a cena com o jeito divertido e marcante no quadro "Fecha a Conta" do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, transmitido pela rede Globo todas as manhãs às 9h00. Natural da cidade de Santa Luzia, no Sertão, o cake designer teve sua primeira participação no programa na última segunda-feira (4).

A proposta do quadro é para que cada participante comece a disputa com 20 mil no bolso. Os chefs usam o dinheiro para comprar os ingredientes e produzir bolos ao longo do quadro. Quem produzir os melhores bolos e economizar mais dinheiro até o final, vence a disputa. A próxima participação de João Filho vai ao ar nesta terça-feira (5).

Emoção e sonho realizado

“Quando recebi a ligação com o convite para gravar o quadro, achei que era trote. Só depois vi que aquilo era verdade”, conta o participante do programa.

A história do chef

A participação do paraibano no programa global repercutiu nas redes sociais. Mas nem todo mundo conhece a história de luta de João Filho, de 31 anos. Ele começou a cozinhar aos nove anos, indo para a casa da tia, Maria Izabel, que trabalhava com confeitaria. “Foi meu primeiro contato com a cozinha e ela foi a minha maior incentivadora”, conta.

A primeira vez que produziu um bolo sozinho foi aos 13 anos. “A cliente comprou todos os ingredientes. Me lembro até que na época ganhei 50 reais pelo serviço”.

Mas o sonho de trabalhar com a confeitaria ficou adormecido por um tempo. Nem sempre apareciam clientes e João Filho fez as malas para morar em Patos, no sertão. “Eu precisava de uma segurança financeira e acabei indo trabalhar numa perfumaria. Eu tinha que trabalhar e estudar nas horas vagas”.

Só que o sonho não morreu. “Eu precisava ganhar um dinheiro extra, então comecei a fazer brigadeiros para vender no meu intervalo para o almoço”, lembra. “Eu tinha duas horas de intervalo para comer e descansar. Comia em trinta minutos e usava o resto do tempo para vender meus brigadeiros pelo comércio de Patos. Eu vendia de porta em porta mesmo”.

O retorno ao mundo da confeitaria

Até que um dia João Filho foi contratado para produzir um bolo para um aniversário. “Era páscoa e todos os grandes confeiteiros da cidade estavam lotados de serviços. O casal me contratou e eu topei o desafio”, lembrou emocionado. “Quando foram receber o bolo, eles ficaram encantados. Pediram que eu largasse o trabalho e fosse investir no meu talento, no meu dom”.

Para montar a primeira cozinha, João Filho precisou da ajuda de amigos e da família. “Comprei um fogão, uma pessoa me deu uma forma, outra me deu uma batedeira e foi assim que eu comecei a investir no meu negócio”.

Hoje

Atualmente João Filho é reconhecido em Patos pelo trabalho como cake designer. “As pessoas tem a falsa impressão que no interior da Paraíba não podem encontrar bons profissionais nesse ramo”.

O chef e empreendedor produz bolos por encomenda, oferece cursos de confeitaria e é dono de um canal no YouTube onde exibe conteúdo voltado para a cozinha. “Em breve irei realizar mais um sonho que é abrir a minha doçaria em Patos”.

O retorno ao Mais Você

Nos próximos dias João Filho viaja mais uma vez para o Rio de Janeiro, onde faz mais uma participação no programa da Globo.

G1BR

Tópicos
Anúncio full