Saúde
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho na PB
Até o momento, a cobertura vacinal geral do Estado está em 78,48%.
Da Redação do Diamante Online
02/06/2020 às 21:13 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21
O Governo da Paraíba anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para 30 de junho. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que envolve, ainda, trabalhadores de saúde, idosos e povos indígenas. Até o momento, a cobertura vacinal geral do Estado está em 78,48%, um total de 851.697 doses aplicadas.
A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. Ao todo, 82 municípios paraibanos já atingiram as metas.
Até o momento, o balanço da Campanha de Vacinação contra a Gripe na Paraíba está assim: foram vacinados 108% dos trabalhadores de saúde; os idosos atingiram 106,58% da meta; indígenas estão com 83,15%; 55,69% puérperas já se vacinaram; crianças estão com 50,97% da meta; gestantes atingiram 46,86% e, com o menor número doses aplicadas estão os adultos de 55 a 59, com 42,47%.
“Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por influenza. Mas algumas são mais propensas a desenvolver complicações ou quadros graves. A vacina contra a gripe é segura e evita casos graves e mortes pela doença”, explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.
A chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga explica que a vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza. "Nesta reta final, todas as pessoas não vacinadas que fazem parte de algum grupo prioritário podem se vacinar e é fundamental que estas procurem os postos de saúde. O Ministério da Saúde ampliou o prazo da campanha porque muitos Estados estão com baixo alcance da meta. A Paraíba tem menos de 12% para atingir, mas alguns grupos isolados estão com o percentual muito abaixo do esperado”.
“Importante lembrar que embora esta vacina não proteja contra o coronavírus, proteger a população contra a influenza minimiza o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da Covid-19, já que os sintomas são semelhantes. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, reforçou Isiane.
ClickPB
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Agência reguladora
Anvisa aciona agências de outros países pra trazer antídoto do metanol ao Brasil
Fomepizol não está disponível no mercado nacional.
20/10/2025Vale do Piancó
Idosa picada por cobra em Diamante segue internada após um mês do incidente
20/10/2025Agência reguladora
Anvisa proíbe progressivas com formol e ácido glioxílico
Produtos irregulares podem causar problemas de saúde.
20/10/2025