Saúde
Paraíba amplia oferta de exame laboratorial para Covid-19
O teste de biologia molecular, é o mais qualificado de avaliação da população.
Da Redação do Diamante Online
05/08/2020 às 12:28 | Atualizado em 26/12/2024 às 14:45
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), irá ampliar a oferta de exame laboratorial para o diagnóstico da Covid-19. O intuito é fortalecer as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A SES emitiu uma Nota Técnica, em conjunto com o Lacen-PB e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), para atualizar e subsidiar os serviços de saúde do Estado com orientações e ações de vigilância epidemiológica e laboratorial.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o teste de biologia molecular, RT-PCR, é o modelo mais qualificado de avaliação da população. Ele afirma que durante os 4 meses de pandemia, os testes rápidos adquiridos pela SES tiveram a sua função e que, a partir de agora, eles serão substituídos progressivamente. “Nós estamos aguardando a chegada de mais kits de extração de amostra e outro equipamento para aumentar nossa capacidade de realização de exames em 200 por cento. O exame laboratorial RT-PCR foi amplamente utilizado em países da Europa e o rendimento dele é considerado padrão ouro, por apresentar um resultado mais fidedigno”, pontua.
Sobre a Nota Técnica, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explica que a maior mudança divulgada na nota se deu nos critérios de confirmação dos casos com adição da imagem de exames como critério para confirmação de caso de Covid-19; além da ampliação do grupo prioritário para a testagem por RT-PCR e dos serviços de coleta de amostras para a realização do exame, que são: Hospital público ou privado com caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); todas as unidades sentinelas de Síndrome Gripal (SG); e os Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 estadual e municipais com coleta de 100% dos casos com SG.
“O Ministério da Saúde anunciou em julho o plano de testagem da população como parte das estratégias de prevenção e combate à pandemia. Uma das etapas do Confirma Covid tem como estrutura receber exames coletados nos serviços enviados para o Lacen de cada estado. Dessa forma, a SES PB trabalha para ampliar a capacidade de resposta local do Lacen PB com previsão de realizarmos 1000 exames/dia. A Nota Técnica conjunta da SES e Cosems vem auxiliar os municípios a fortalecer a vigilância”, destaca.
A gerente afirma que, além da nota, a SES está realizando videoconferências com os municípios para sanar as dúvidas e treinamentos de coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR. Ela reforça a importância da notificação de casos nos sistemas oficiais. “Reforçamos com os municípios que notifiquem e alimentem o sistema e-SUS, pois só assim nós teremos uma realidade mais fidedigna da pandemia no Estado”, pontua.
Radar Sertanejo
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Destaque nacional
Paraíba se destaca entre os estados do Brasil com menor tempo de espera para cirurgias eletivas
05/07/2025Prevenção
Paraíba realiza Dia D de vacinação com foco no combate à febre amarela e à dengue neste sábado
Serão 793 pontos de vacinação distribuídos em diferentes municípios paraibanos.
05/07/2025Competência
Diamantense Jacilene Eduardo assumirá gerência das unidades hospitalares da PB
Convite para novo cargo foi feito pelo secretário estadual de saúde.
05/07/2025Boletim Epidemiológico
Casos de dengue aumentaram 100% em 2024 na Paraíba
16.597 casos prováveis foram contabilizados em 2024.
05/07/2025