Saúde
Uso de máscara de proteção pode gerar imunidade contra Covid
A constatação foi identificada por pesquisadores.
Da Redação do Diamante Online
16/09/2020 às 12:54 | Atualizado em 21/12/2024 às 05:19

O uso de máscaras de proteção durante a pandemia da Covid-19 pode gerar uma resposta imunológica e reduzir a gravidade da doença em indivíduos, além de garantir que a maioria das infecções seja assintomática.
A constatação foi identificada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista na The New England Journal of Medicine.
Se a hipótese acima for confirmada, o uso de máscaras poderia ser uma forma de “variolação” --separação que geraria imunidade e, portanto, diminuiria a disseminação do novo coronavírus enquanto a população aguarda uma vacina.
A variolação é um tipo de imunização utilizada há séculos que consiste em introduzir secreções de pessoas infectadas pela varíola em pessoas saudáveis.
As máscaras não impedem completamente a contaminação pelo vírus e é possível que gotículas salivares ultrapassem a proteção, porém numa quantidade relativamente menor e, consequentemente, numa carga viral também menor --o que está diretamente ligado a quadros leves da doença.
CnnBrasil
Tópicos
Mais Notícias em Saúde
Agência reguladora
Anvisa aciona agências de outros países pra trazer antídoto do metanol ao Brasil
Fomepizol não está disponível no mercado nacional.
02/11/2025Vale do Piancó
Idosa picada por cobra em Diamante segue internada após um mês do incidente
02/11/2025Agência reguladora
Anvisa proíbe progressivas com formol e ácido glioxílico
Produtos irregulares podem causar problemas de saúde.
02/11/2025