Saúde
Eleições municipais agravam disseminação da Covid-19 na PB, afirma SES
Número de cidades que foram reclassificadas na bandeira laranja subiu para 24.
Da Redação do Diamante Online
01/12/2020 às 10:54 | Atualizado em 21/12/2024 às 14:51
A nova avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, divulgada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de estado da Saúde (SES), apontou um aumento na taxa de transmissibilidade da Covid-19 no últimos 15 dias. A média móvel no período chegou a 1,0652 no estado, culminando em um aumento na quantidade de municípios em bandeira amarela e laranja, bem como uma diminuição das localidades em bandeira verde.
De acordo com os dados divulgados pela SES, a Paraíba conta com 96% dos municípios em bandeira amarela ou laranja e apenas 4% em bandeira verde. O resultado da 13ª avaliação é pior do registrado na avaliação anterior. Na bandeira amarela o salto foi de 80% para 85%. Na bandeira laranja o aumento foi de 6% para 11% dos municípios paraibanos. Dentro das transições há uma redução proporcional de 10% em localidades na bandeira verde, saindo de 14% para 4% dos municípios paraibanos.
As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira e as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) são para que haja máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados ao novo coronavírus. De acordo com o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, o recorte dos últimos 15 dias é o retrato dos eventos das eleições municipais, que geraram maior aglomeração de pessoas e descuido nos métodos de prevenção do vírus.
“O que vemos neste boletim é o resultado dos últimos 15 dias em que tivemos um período atípico na Paraíba, em virtude das eleições. Estávamos com índices mais baixos e com uma prevalência menor da doença entre os paraibanos. Podemos dizer que esta avaliação é um alerta para que a situação não se agrave. O aumento dos casos, sobretudo nas cidades do interior e na região metropolitana de João Pessoa mostram o que já havíamos previsto e, por isso, continuamos chamando a atenção para o distanciamento social e para os outros métodos não farmacológicos de prevenção como o uso ostensivo de máscaras e a lavagem das mãos”, reforça.
Letalidade
A SES ressalta que as transições para bandeira laranja constatam uma piora da classificação e devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, para que possíveis agravamentos na disseminação da Covid-19 sejam evitados em seus territórios. A Paraíba tem 65 municípios que apresentam taxas de letalidade acima da média estadual (2,3%), entre eles estão: Prata, Catingueira, São Mamede, Vista Serrana, São José do Bonfim, Emas, Santa Rita e Bayeux. E, para todos, se recomenda a manutenção de monitoramento e acompanhamento ostensivos das condições de abertura e da rotina diária de funcionamento das atividades produtivas.
“Recomendamos veementemente que os municípios paraibanos sigam fortalecendo seus esforços para aquisição de testes diagnósticos para a Covid-19, em complemento aos esforços estaduais e federais visto que os municípios dispõem de recursos específicos para o desdobramento das aquisições de testes aqui recomendadas. Cerca de 92% dos testes adquiridos pelo Governo do Estado da Paraíba e recebidos pelo Ministério da Saúde já foram distribuídos, sendo que 81% destes para os municípios”, finaliza o secretário executivo.
As informações completas com os dados da 13ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios e suas respectivas bandeiras, bem como a Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do Governo da Paraíba.
Assessoria
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Destaque nacional
Paraíba se destaca entre os estados do Brasil com menor tempo de espera para cirurgias eletivas
10/07/2025Prevenção
Paraíba realiza Dia D de vacinação com foco no combate à febre amarela e à dengue neste sábado
Serão 793 pontos de vacinação distribuídos em diferentes municípios paraibanos.
10/07/2025Competência
Diamantense Jacilene Eduardo assumirá gerência das unidades hospitalares da PB
Convite para novo cargo foi feito pelo secretário estadual de saúde.
10/07/2025Boletim Epidemiológico
Casos de dengue aumentaram 100% em 2024 na Paraíba
16.597 casos prováveis foram contabilizados em 2024.
10/07/2025