Saúde
Plano Novo Normal: 94% dos municípios paraibanos em bandeira laranja
A atual avaliação representa 100% dos municípios paraibanos.
Da Redação do Diamante Online
05/04/2021 às 11:57 | Atualizado em 28/03/2024 às 13:58
Divulgada neste domingo (4) pela Secretaria de Estado da Saúde, a 22ª avaliação o Plano Novo Normal para Paraíba publica o balanço das novas bandeiras que passa a vigorar nos 223 (duzentos e vinte e três) municípios do Estado, a partir desta segunda-feira (5). A atual avaliação do PNN-PB reúne bandeiras vermelhas, que junto das bandeiras laranjas representam 100% dos municípios paraibanos pela 1ª vez desde o início das avaliações.
De acordo com Nota Técnica da SES-PB, na 22ª avaliação, 94% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando um expressivo crescimento em relação à 19ª avaliação, na qual 62% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. A bandeira vermelha figura em 6% dos municípios paraibanos, sustentando uma participação percentual relativamente alta desta bandeira quando comparada com todo ciclo de avaliações do Plano Novo Normal para Paraíba.
Esta avaliação do PNN-PB, de forma inédita, não apresenta municípios em bandeira amarela. São 3 (três) os municípios que tiveram transição da bandeira amarela para a bandeira laranja. Na 22ª avaliação pode-se também observar que a bandeira verde não foi atribuída a nenhum dos municípios paraibanos, como observado na 2ª e na 21ª avaliação do Plano Novo Normal para Paraíba. Houve transição de 02 (dois) municípios paraibanos da bandeira laranja para a bandeira vermelha.
É importante destacar que entre os 12 (doze) municípios da região metropolitana de João Pessoa, todos estão em bandeira laranja. A avaliação ressalta ainda que as transições para bandeira laranja (possível piora da classificação) devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, com vistas a evitarem-se agravamentos ainda maiores na disseminação da COVID-19 em seus territórios.
Ainda de acordo com a Nota Técnica da SES-PB, a avaliação aponta os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana, o que, permite correlacionar a piora ou a melhora do comportamento social, quanto a adoção de medidas protetivas, com a deterioração ou melhora do contexto epidemiológico e das capacidades do sistema de saúde, na forma de maiores ou menores ocupações dos leitos hospitalares para os cuidados à COVID-19 na Paraíba.
“As medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Decreto 41.120 de 25/03/2021, que passou a vigorar entre os dias 27/03/2021 e 04/04/2021, dedicadas a atenuar os riscos oriundos da rápida deterioração do cenário epidemiológico da pandemia na Paraíba mostram-se de extrema importância sanitária e social, posto que o crescimento rápido e expressivo do número de casos (mais de mil e duzentos novos casos divulgados ao dia), internações hospitalares (mais de cem novas internações observadas ao dia) e óbitos (mais de setenta óbitos divulgados ao dia), são prejuízos de alta relevância para toda Paraíba”, afirma a Nota Técnica da SES-PB.
O texto ainda traz o lembrete de que “melhoras da situação da COVID-19 na Paraíba dependerão muito da maior adesão de todas as paraibanas e paraibanos às três medidas que mais protegem a saúde e da vida das pessoas. Usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social, decisões e gestos que precisarão estar cada vez mais presentes em nossos cotidianos”.
WSCOM
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Destaque nacional
Paraíba se destaca entre os estados do Brasil com menor tempo de espera para cirurgias eletivas
30/06/2025Prevenção
Paraíba realiza Dia D de vacinação com foco no combate à febre amarela e à dengue neste sábado
Serão 793 pontos de vacinação distribuídos em diferentes municípios paraibanos.
30/06/2025Competência
Diamantense Jacilene Eduardo assumirá gerência das unidades hospitalares da PB
Convite para novo cargo foi feito pelo secretário estadual de saúde.
30/06/2025Boletim Epidemiológico
Casos de dengue aumentaram 100% em 2024 na Paraíba
16.597 casos prováveis foram contabilizados em 2024.
30/06/2025