Ocupação de leitos cai para 77% e PB sai do alerta crítico para o médio

Com a queda de ocupação, a Paraíba é o único estado do Nordeste com alerta médio.

A ocupação de leitos de covid-19 na Paraíba caiu para 77% tirando o estado do alerta crítico, conforme Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, divulgado nessa terça-feira (6). No boletim anterior, divulgado no dia 30 de março, ocupação de leitos no estado era de 84%.

Com a queda de ocupação, a Paraíba é o único estado do Nordeste com alerta médio. Apenas o Amazonas tem a mesma classificação, com 75% de ocupação. Já Roraima é o único estado do país a ficar com uma classificação verde, de baixo alerta, com apenas 49% de ocupação de leitos de covid-19.

Entre os dias 29 de março e 5 de abril de 2021, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentaram reduções em Roraima (de 62% para 49%), Amapá (de 100% para 91%), Maranhão (de 88% para 80%), Paraíba (de 84% para 77%) e Rio Grande do Sul (de 95% para 90%). Na direção oposta, destaca-se piora em Sergipe, com a taxa subindo de 86% para 95%. Exceto por essas mudanças, os dados obtidos em 5 de abril de 2021 ainda indicam relativa estabilidade do indicador, em níveis muito críticos, na maior parte dos estados e no Distrito Federal. 

Os pesquisadores da Fiocruz voltaram a defender lockdown de 14 dias para evitar que haja colapso no sistema de saúde, principalmente nos locais onde a ocupação de leitos for superior a 85%.

Assessoria

 

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.