Saúde
Número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 cresce 53% em 2021 na Paraíba
Os dados são do Comitê de Redução e Controle da Mortalidade Materna na Paraíba
Da Redação do Diamante Online
10/06/2021 às 11:51 | Atualizado em 12/09/2025 às 12:07
![]()
O número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 já apresenta um aumento de 53% em 2021 na Paraíba. Os dados obtidos pelo ClickPB são do Comitê de Redução e Controle da Mortalidade Materna na Paraíba e revelam que em menos de cinco meses, 15 grávidas perderam suas vidas para o vírus. Segundo os dados, no ano passado foram 10 mortes maternas durante todo o ano. Se os números seguirem nesse ritmo, o ano de 2021 poderá ser um dos com maiores índices de mortes de grávidas no estado.
Em entrevista ao ClickPB, o coordenador do Comitê, o médico genecologista Eduardo Sérgio, explicou que a situação é considerada grave, uma vez que os dados epidemiológicos têm demonstrado, a gestação associada ao Covid-19 com risco de vida para as gestantes. Ele destacou diversos estudos que revelam a preocupação e uma recomendação que deve ser publicada para barrar o aumento de mortes de grávidas no estado.
Entre as recomendações, está a orientação para que as mulheres evitem engravidar durante o período de pandemia, reforçar os serviços que disponibilizem os métodos contraceptivos, cuidados pré-natais devem ser assegurados, incluindo consultas, exames e vacinas, conforme protocolos assistenciais vigentes do Ministério da Saúde, com todos os cuidados gerais para evitar a contaminação com o Coronavírus.
Além disso, o documento sugere ainda, que os hospitais e maternidades evitem aglomerações no parto, como visitas no pós-parto e, durante toda a internação, mantendo a presença de apenas um acompanhante, a vacinação contra Covid-19 para todas as gestantes e puérperas, o aumento no número de leitos de UTI para esse grupo, bem como a garantia ao afastamento do trabalho e, entre os médicos, o adequado preenchimento das DO para os casos do vírus.
Conforme apurou o ClickPB, ao acessar os dados da Secretaria de Saúde, expostos no Sistema de Imunização do Ministério da Saúde, a vacinação de grávidas e puérperas já imunizou 3.622 pessoas na Paraíba com a primeira dose até essa quarta-feira (9) na Paraíba.
ClickPB
Tópicos
Mais Notícias em Saúde
Agência reguladora
Anvisa aciona agências de outros países pra trazer antídoto do metanol ao Brasil
Fomepizol não está disponível no mercado nacional.
24/10/2025Vale do Piancó
Idosa picada por cobra em Diamante segue internada após um mês do incidente
24/10/2025Agência reguladora
Anvisa proíbe progressivas com formol e ácido glioxílico
Produtos irregulares podem causar problemas de saúde.
24/10/2025