Vale do Piancó
Parceria entre Judiciário e prefeituras viabiliza criação de postos avançados no Vale
Com instalação, populares não precisarão se deslocar para o fórum no outro município.
Da Redação do Diamante Online
24/09/2020 às 23:56 | Atualizado em 26/01/2025 às 12:48
O juiz da Comarca de Conceição, Francisco Thiago da Silva Rabelo, juntamente com prefeitos dos municípios de Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira e a Defensoria Púbica assinaram, nesta quinta-feira (24), os termos de uma parceria para a instalação de três Postos Avançados do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (PATJ ), que começam a funcionar imediatamente.
Esse instrumento, que não importa em ônus financeiro ao TJPB, amplia e facilita o acesso à Justiça, mediante a realização de atos processuais, por videoconferência, como audiências.
Francisco Thiago adiantou que foi feita uma vistoria presencial nos postos e que todos eles apresentam uma excelente condição física para o atendimento. Uma segunda vistoria será realizada na segunda-feira (28). Conceição está localizada no Vale do Piancó, alto Sertão paraibano, a 579 Km da Capital João Pessoa. A Comarca sede tem como termos os municípios de Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira.
Segundo o juiz, muitas pessoas que moram nessas cidades não têm condições de se deslocarem até o Fórum de Conceição. Outros não possuem computador e nem internet. “Com essa parceria, a população será diretamente beneficiada. Os jurisdicionados podem ir até os postos avançados de atendimento e, de forma on-line, resolver suas eventuais questões. Nos postos, terão servidores que facilitarão todos os procedimentos necessários”, informou.
O magistrado ressaltou, também, que o PATJ vai gerar uma maior aproximação do cidadão com o Poder Judiciário. “Além do acréscimo na celeridade processual, já que a forma da comunicação será muito mais rápida e eficiente. O posto de atendimento não gera custos nem para o Tribunal, nem para as prefeituras, levando em consideração a existência da estrutura física. Vamos utilizar, apenas, a conexão de internet”, explicou.
O prefeito de Santa Inês, João Nildo Leite, informou que estão disponíveis uma sala, com computador e equipamentos necessários para as audiências on-line. “O posto de atendimento do Judiciário, na verdade, é uma grande conquista para nosso Município, já que nossos moradores não vão precisar se deslocar até Conceição, evitando aglomeração e trazendo mais economia para quem realmente precisa”, avaliou.
A construção do projeto para o funcionamento dos Postos Avançados do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba foi feita de forma democrática e participativa pela Presidência do TJPB, com a colaboração de desembargadores e juízes, em observação às premissas da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Vale do Piancó
Farsa
Polícia Civil descobre que jovem de Conceição não estava desaparecido e que forjou sequestro
Rapaz teria fingido sequestro com objetivos financeiros, afirmou delegado.
05/07/2025