Vale do Piancó
Após cassar vereadores, justiça marca retotalização de votos para dar posse a suplentes em Diamante
A audiência pública definirá os três suplentes que ocuparão as vagas dos vereadores cassados.
Da Redação do Diamante Online
16/08/2022 às 21:14 | Atualizado em 09/03/2025 às 21:56
O juiz substituto da 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, João Lucas, marcou a data de retotalização de votos que definirá os três suplentes que serão empossados vereadores na cidade de Diamante (PB). O despacho foi assinado nesta terça-feira (16).
A audiência pública ocorrerá no dia 25 de agosto, às 16h, na sede do Cartório Eleitoral de Itaporanga, e deve ser presidida pelo magistrado eleitoral titular da 42ª Zona, Antônio Eugênio.
De início, tudo indica que duas das três vagas serão ocupadas por Venancio e Rosa Boré, ambos do partido Podemos; já a terceira cadeira vai ser definida no reprocessamento de totalização.
A posse dos suplentes se dá após o juiz eleitoral cassar os registros e diplomas de três vereadores — Cicero Venâncio, Detinho Marrocos e Jailson Moura, do Republicanos — por fraude na cota de gênero da coligação nas eleições de 2020.
Leia: Juiz anula votos de coligação e cassa três vereadores eleitos, em Diamante
Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada em face do partido, uma candidata da legenda registrou a candidatura, mas não obteve votos nem fez campanha, configurando-se como candidata laranja.
Os parlamentares recorreram da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), entretanto, o órgão entendeu que houve irregularidade praticada no pleito e manteve a cassação deles.
Veja também: TRE-PB mantém cassações de três vereadores de Diamante por fraude na cota de gênero
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Vale do Piancó
Farsa
Polícia Civil descobre que jovem de Conceição não estava desaparecido e que forjou sequestro
Rapaz teria fingido sequestro com objetivos financeiros, afirmou delegado.
05/07/2025