Educação
Terceiro em lista tríplice, Antônio Fernandes Filho é nomeado reitor da UFCG
Decisão do presidente Jair Bolsonaro foi publicada nesta terça
Da Redação do Diamante Online
23/02/2021 às 12:08 | Atualizado em 31/07/2025 às 13:20
O professor Antônio Fernandes Filho foi nomeado reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, publicado na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU).
Formado em Farmácia Bioquímica, Antônio Fernandes formou chapa com Mario Eduardo Rangel e foi o menos votado na consulta acadêmica realizada em novembro do ano passado. Antônio Fernandes e Mario Eduardo receberam menos de 20% dos votos. Vicemário Simões e Camilo Farias, que disputavam reeleição, foram os mais votados entre professores, técnicos-administrativos e estudantes, com mais de 50%.
A decisão de Jair Bolsonaro de nomear como reitor o terceiro colocado na lista tríplice repete o que o ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O atual reitor, Valdiney Veloso, também foi o menos votado pela comunidade acadêmica.
Apesar de impopular e polêmica, a escolha não é ilegal. No início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 3, que o presidente não é obrigado a nomear o 1º colocado da lista tríplice para reitor de universidades federais. O entendimento foi dado em resposta a processo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Portal Correio
Tópicos

Mais Notícias em Educação
Vale do Piancó
Saeb 2025: Argumentar e Secretarias de Educação do Vale do Piancó promovem aulões preparatórios
A realização da prova Saeb está prevista para o final do mês de outubro.
18/09/2025Paraíba
Se Liga no Enem amplia alcance e passa a incluir estudantes da 2ª série do Ensino Médio
Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anuncia a ampliação do Se Liga no Enem 2025.
18/09/2025