Astronautas voltam à Terra após quase sete meses em estação espacial

Missão foi a última a levar astronautas americanos de base no Cazaquistão.

Três membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram à Terra neste sábado (17) na espaçonave russa Soyuz, informou a agência Roscosmos.

A Soyuz MS-17 pousou no Cazaquistão com os cosmonautas russos Sergei Ryzhikov e Sergei Kud-Sverchkov e "deu uma carona" para os americanos.

A nave trouxe a astronauta da Nasa Kate Rubins. Ela, que é microbiologista, foi a primeira pessoa a sequenciar um DNA no espaço, em 2016.


Astronauta americana, Kathleen Rubins, volta à Terra após sete meses no espaço em 17 de abril de 2021 — Foto: Irina Spector/GCTC/Roscosmos/Reuters

Os três estavam na estação espacial desde meados de outubro do ano passado.

A missão foi o último voo russo programado transportando um membro da tripulação americana, marcando o fim de uma longa dependência.

Os Estados Unidos se preparam para voltar a ter capacidade de enviar, sozinhos, astronautas ao espaço.

Contrato com a SpaceX

No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar uma tripulação à ISS, restabelecendo a capacidade americana de realizar o feito pela 1ª vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.

Na sexta (16), a Nasa anunciou que escolheu a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972.

O contrato de US$ 2,9 bilhões inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

Fonte G1 Globo

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.