Mundo
Agricultor britânico quebra recorde mundial após cultivar jerimum de quase 1.300 quilos
Britânico de 65 anos cultivou o exemplar por dois meses e agora detém as três maiores marcas da história; peso equivale ao de uma fêmea de hipopótamo.
Por Redação
12/10/2026 às 19:17 | Atualizado em 12/10/2026 às 19:18
Idoso quebra novamente recorde mundial com abóbora de quase 1,3 tonelada — Foto: Divulgação/Guinness World
Um britânico de 65 anos voltou a estabelecer o recorde mundial de maior abóbora jerimum do mundo ao cultivar um exemplar de 1.295,8 kg, peso equivalente ao de uma fêmea de hipopótamo. Ian Paton venceu no sábado (3) o concurso de pesagem de abóboras gigantes realizado no viveiro Wargrave Nursery, em Berkshire, no Reino Unido.
Paton, que vive em Lymington, no condado de Hampshire, passou até seis horas por dia cuidando da planta durante dois meses. O resultado também marcou uma conquista pessoal: foi a primeira vez que ele alcançou o título sem a parceria do irmão, Stuart, que decidiu viajar pelo mundo.
Cinco das dez maiores da história
Os irmãos cultivaram juntos cinco das dez abóboras mais pesadas já registradas ao longo de cerca de 50 anos. Como dupla, foram campeões mundiais três vezes e europeus dez vezes. Agora, Paton ocupa sozinho os três primeiros lugares do ranking mundial.
— Estou muito feliz. No sábado, quebramos o recorde mundial — disse ele.
Segundo o agricultor, a abóbora crescia cerca de 40 centímetros por dia em todas as direções. Entre os principais cuidados estava enterrar partes das trepadeiras para estimular o desenvolvimento de novas raízes.
— São cinco ou seis horas de trabalho por dia durante dois meses. É bom saber que consigo fazer isso sozinho — afirmou.
A vitória também encantou as netas de Paton, Etta, de cinco anos, e Martha Syrett, de sete. Ele contou que enviou uma mensagem às meninas após o resultado e ouviu os gritos de comemoração do outro lado da ligação.
— Meus netos ficaram maravilhados — disse.
O Globo