Primeira etapa das eleições internas do PT acontece neste domingo

A fase municipal é a primeira etapa do “7º Congresso Nacional do PT” e vai eleger dirigentes e presidentes e presidentas municipais, além de dirigentes estaduais e nacional.

No próximo domingo (8), filiados e filiadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) vão às urnas para eleger novos dirigentes em todo o país. O processo eleitoral vai envolver 4951 municípios. Na Paraíba, a votação acontece em aproximadamente 100 cidades. A fase municipal é a primeira etapa do “7º Congresso Nacional do PT” e vai eleger dirigentes e presidentes e presidentas municipais, além de dirigentes estaduais e nacional.  

Os maiores concentração de filiados na Paraíba estão em João Pessoa, Campina Grande em Santa Rita. O local definido para votação na capital é a Escola Cidadã Integral Lyceu Paraibano, localizada no centro. Já na rainha da Borborema, as urnas estarão no Centro Artístico Cultural da UEPB, na Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Em Santa Rita o local escolhido foi a Escola Estadual Machado de Assis, no bairro de Tibiri II.

O processo ainda vai definir os delegados e as delegadas que vão participar dos congressos Estadual e Nacional. Entre todos os partidos políticos do Brasil, o modelo de eleições internas adotado pelo PT é o único que elege suas direções pelo voto direto. 

Após a conclusão desta etapa e a consequente definição de cargos nos diretórios municipais, assim como a escolha das chapas das direções estaduais e nacional, o processo avança até a próxima etapa: o congresso estadual do partido; que, na Paraíba, acontece no dia 19 de outubro e vai definir os presidentes e presidentas dos diretórios.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo, vai acontecer a etapa final do processo. Durante o 7º Congresso Nacional do Partido, delegados e delegadas de todo o Brasil vão eleger o próximo presidente ou presidenta nacional do PT. O encontro também vai discutir novas diretrizes para as políticas propostas pela sigla.

No diretório estadual da Paraíba, a união de forças políticas definiu a formação de uma chapa única para o pleito, que vai permitir a continuidade do mandato do companheiro Jackson Macêdo como presidente do PT/PB. De acordo com ele, o PED é fundamental para consolidar o processo democrático no Partido.

“O PT é o único partido do Brasil que para eleger suas direções faz um processo eleitoral direto, com a participação de todos os filiados e dirigentes. São várias cidades do Brasil que vão estar mobilizadas no próximo domingo e a Paraíba não vai ficar de fora. Esse é um momento de grande mobilização então em nome da direção estadual do PT eu quero pedir aos militantes, dirigentes e filiados muita força e muita mobilização para transformar o próximo domingo, dia do PED, em uma grande festa de nosso partido”, convocou Macêdo.

A união de forças no diretório municipal de João Pessoa também garantiu a unidade em torno do nome da companheira Giucélia Figueiredo para a presidência. 

Fonte ClickPB

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.