Menu
Política

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta segunda, e partidos podem oficializar candidatos

Lista com os nomes dos candidatos deve ser encaminhada à Justiça Eleitoral.

Da Redação do Diamante Online

31/08/2020 às 13:35 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Justiça Eleitoral abre, a partir desta segunda-feira (31), o prazo para as convenções partidárias nos 223 municípios paraibanos. Até o dia 16 de setembro, todos os partidos políticos interessados em lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador deverão realizar os eventos para ratificar os nomes para a disputa. O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro, de acordo com o novo calendário eleitoral vigente.

Ao todo, em 2016, a última eleição municipal, foram inscritos 568 candidatos a prefeito e 570 a vice (considerando as substituições). Já os interessados nas vagas de vereadores foram 10.859. Um alerta feito pela Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) é que os partidos cumpram a cota de gênero para as candidaturas, ou seja, inscrevam pelo menos 30% de homens ou mulheres nas chapas.

Outro ponto é que os nomes dos candidatos deverão ser enviados para a Justiça Eleitoral um dia depois das convenções. A entrega poderá ser feita via internet ou protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 2.966.759 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano na Paraíba. 

Assessoria

Tópicos
Anúncio full