Saúde confirma 50 casos suspeitos de sarampo em 17 municípios da Paraíba

A SES alerta para a doença que é infecciosa e contagiosa, que em caso de evolução e complicação o paciente vir a óbito

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou 50 casos suspeitos de sarampo em 17 municípios da Paraíba. A confirmação ocorreu através de uma nota técnica emitida pelo órgão para conscientizar a população para a prevenção, através da imunização. 

Confira a nota completa

Dos 50 casos informados, 11 deles tiveram uma primeira amostra reagente e/ou indeterminada (S1) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) e foram enviadas ao Laboratório da Fiocruz para realização de outros exames e retestagem. Já 24 casos foram descartados e 15 seguem em investigação.

A SES alerta para a doença que é infecciosa e contagiosa, que em caso de evolução e complicação o paciente vir a óbito, principalmente em crianças menores de um ano de idade. 

A Saúde intensificou as vacinas, sendo duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos. No caso de crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias é recomendada a dose zero, porém ela não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada a partir dos 12 meses com a vacina tríplice viral e aos 15 meses com a tetraviral ou a tríplice viral mais varicela. O Ministério também recomenda o bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito.

Até julho, dos 223 municípios, 123 apresentam coberturas adequadas conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

O secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, pontua que a Paraíba ainda não apresentou casos confirmados da doença, porém é preciso estar atento para a atualização das cadernetas de vacinação. 

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.