Menu
Vale do Piancó

Ibiara zera casos de coronavírus; nove infectados já estão curados

O primeiro caso foi registrado no dia 17 de maio.

Da Redação do Diamante Online

01/07/2020 às 15:07 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Prefeitura de Ibiara divulgou, na tarde desta terça-feira (30), que todas as pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus no município estão curadas. O primeiro caso foi registrado no dia 17 de maio.

Ao todo, 9 pessoas foram infectadas pelo Covid-19, no município de Ibiara. Todas já estão curadas.

A luta do prefeito Nenivaldo Barros no combate ao novo coronavírus tem sido intensa. Pra isso ele tem intensificado o controle das medidas de segurança e cuidando, sobretudo, da assistência ao idoso. No mês de junho, por exemplo, o gestor instalou no município programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Criado em 2011 pelo governo federal, o serviço possibilita que pacientes possam receber em casa os cuidados de profissionais, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair das residências para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento.

A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Com essa medida o prefeito levou a saúde até essas pessoas, diminuindo assim a presença delas nos postos de saúde e no hospital. Assim, os idosos que são as pessoas mais vulneráveis a ter problemas mais sérios, com possibilidades maiores de mortes, em caso de contágio pelo novo coronavírus, recebem a visita dos profissionais de saúde em seus próprios domicílios.

O atendimento está sendo realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio.

No caso dos 9 casos confirmados, a secretaria de saúde do município acompanhou todos os casos, dando assistência médica a todos os infectados até a confirmação de cura desses pacientes.

De acordo com o prefeito Nenivaldo Barros, isso foi possível devido ao protocolo de saúde iniciado assim que o paciente é diagnosticado, o acompanhamento individualizado realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas, sobretudo pelo apoio da população e o atendimento às recomendações feitas pelos órgãos científicos e de saúde.

Por outro lado, a prefeitura fez a aquisição de testes rápidos, que retornam os anticorpos IgG e IgM, e com a quantidade enviada pelo Governo do Estado conseguiu realizar os exames de forma contínua.

No último dia 23, a prefeitura promoveu o Dia D de testes covid -19 nos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Ibiara. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou testes rápidos para que os profissionais de todos os serviços de saúde sejam beneficiados entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços, recepcionistas, porteiros entre outros.

“Dar prioridade aos profissionais de saúde na realização dos testes é fundamental para tentar reduzir o número de casos, como foi realizado com sucesso em outros países. É preciso garantir que eles estejam protegidos para assegurar a continuidade dos cuidados prestados para a população”, explicou o gestor.

O teste rápido é feito com uma pequena amostra de sangue e detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.

Cerca de 130 profissionais da Rede Municipal de Saúde foram testados, durante esse dia D.

Mesmo tendo conseguir zerar o número de casos de coronavírus em Ibiara, a gestão continua intensificando as recomendações para que a população não relaxe e continue fazendo a sua parte, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, no que tange o distanciamento social.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full