Arqueólogo visita cidade do Vale do Piancó em busca de vestígios indígenas

O objetivo da visita foi verificar o que se sabe acerca dos antigos habitantes dessa região, especialmente quais grupos indígenas aqui viveram.

O Coordenador do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, historiador, arqueólogo e professor Juvandi Souza Santos, esteve nesse domingo(5), na cidade de Piancó, Sertão paraibano. O objetivo da visita foi verificar o que se sabe acerca dos antigos habitantes dessa região, especialmente quais grupos indígenas aqui viveram. Além de conhecer as ruínas do antigo convento dos capuchinhos, local que possivelmente, sediou uma das 39 aldeias missionárias existente na Paraíba colonial.

Juvandi gostou do que viu e marcou um retorno para os próximos dias. O professor trará sua equipe para também analisar o que foi encontrado no município. No entanto, o destino será a cidade de Serra Grande, onde foram localizadas e encontradas  urnas indígenas, que comprovam que povos indígenas habitaram o Vale do Piancó.

O arqueólogo estava na companhia de sua esposa e filho e foi convidado pela professora Maria Alves Dias, de Emas. Em Piancó, ele foi recepcionado pelo advogado Junior Caldas, o historiador Chico Job, o cineasta Alex Fernandes, o poeta Nildo leite e Joaquim Franklin. Ambos almoçaram no sítio Pilões na casa de Zé de Duca, ao lado do ativista José Filho e familiares.

Fonte Vale News PB

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.