Brasil
Governo libera cirurgia no pênis e na vagina pelo SUS
\"Operações e exames vaginais e penianos\" podem ser solicitados por pessoas de sexo feminino ou masculino.
Por Redação
21/05/2024 às 07:07 | Atualizado em 09/11/2025 às 10:28
O governo Lula alterou a classificação de 269 procedimentos médicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalidade de estender a oferta para “ambos os sexos”.
De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, a lista de procedimentos inclui até “operações e exames vaginais e penianos”, que podem ser solicitados por pessoas de sexo feminino ou masculino, sem qualquer distinção. A iniciativa visa facilitar o acesso de pessoas trans aos serviços do SUS.
Alguns serviços oferecidos têm relação com a chamada redesignação sexual, como prótese peniana e mamária, além de tratamento contra câncer, com quimioterapia de tumor de testículo e radioterapia de câncer ginecológico. Também estão inseridos: acompanhamento de gravidez, incluindo teste e exame pré-natal, e procedimentos de contracepção e esterilização, colocação de DIU e vasectomia.
Essas alterações formalizadas via portaria publicada pelo governo Lula, atendem a uma liminar expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do próprio PT.
STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE USO DE BANHEIRO POR PESSOAS TRANS
Os ministros do STF retomarão no dia 29 de maio o julgamento de uma ação que pede autorização para que pessoas trans utilizem os banheiros de acordo com o gênero que se identificam, não com o gênero biológico.
A decisão da Suprema Corte criará uma parâmetro para todas as ações que estão nas instâncias inferiores e passará a valer tanto em ambientes públicos, quanto privados.
O relator do recurso (RE nº 845.7779) é o ministro Luís Roberto Barroso que é favorável ao uso de acordo com a identificação social da pessoa.
pleno.news
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Projeto de Lei
Câmara aprova PL que limita decisões monocráticas de ministros do STF
Projeto limita decisões de um único ministro contra leis aprovadas no Congresso Nacional.
04/12/2025Lei
Projeto de lei que estipula penas a quem matar, abandonar ou negar socorro a cães e gatos vai para o Senado
Texto foi aprovado pela CDH nesta quarta-feira e passou a tramitar oficialmente como projeto de lei.
04/12/2025