Brasil
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão
Ex-presidente foi condenado por cinco crimes pela trama golpista.
Por Redação
11/09/2025 às 19:16 | Atualizado em 12/09/2025 às 07:17
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pela participação na trama golpista, com regime inicial fechado.
Além disso, Moraes determinou o pagamento de 124 dias-multa, com o valor de cada dia-multa fixado em dois salários mínimos.
Inicialmente, Moraes havia proposto 124 dias-multa, com cada dia-multa no valor de um salário mínimo, considerando as condições econômicas do réu.
No entanto, durante a discussão da dosimetria da pena, o ministro Flávio Dino ponderou que a multa deveria ser mais alta devido à “alta capacidade econômica do réu”.
Dino sugeriu aumentar o valor de cada dia-multa para dois salários mínimos, mencionando que Bolsonaro confessou ter recebido R$ 17 milhões de reais em Pix recentemente.
Após essa ponderação, Moraes incorporou a sugestão e concordou em fixar cada dia-multa em dois salários mínimos.
O salário mínimo a ser considerado para o cálculo da multa é o vigente à época do fato e atualizado até a data do efetivo pagamento.
Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente por cinco crimes pelo plano:
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito;
- Tentativa de golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça; e
- Deterioração de patrimônio tombado.
R7.com
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Motivação fútil
Menina de 11 anos que morreu após ser espancada na escola apanhou porque se negou a “ficar” com colega
Crime aconteceu em escola no sertão de Pernambuco.
12/09/2025