Menu
Vale do Piancó

Fisioterapeuta com Covid-19 fala sobre a doença

Ele apresentou os sintomas quando estava de serviço no município itaporanguense.

Da Redação do Diamante Online

05/05/2020 às 14:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Na tarde desse domingo (3) o fisioterapeuta Jerry Kácio, de 27 anos, usou as redes sociais para falar sobre sua situação após testar positivo para coronavírus (Covid-19) no último sábado (2). Ele é natural de Patos, mas trabalha durante a semana em Itaporanga e, quando apresentou os sintomas, optou por ser transferido para sua cidade natal.

Em um vídeo, o profissional explicou e contou que começou sentir indicações quando estava de serviço no município itaporanguense no início da semana.

“Segunda-feira [27] eu estava em Patos e ainda não apresentava nem um sintoma de covid; na terça-feira eu viajei para Itaporanga e trabalhei normalmente pela manhã, atendi à tarde, mas quando foi no finalzinho da tarde eu comecei apresentar os primeiros sintomas, que foi tosse seca, ardência na garganta e esmorecimento no corpo. Rapidamente, eu comuniquei à minha coordenadora do programa "Melhor em Casa" sobre a minha situação, sobre o que estava se passando por mim, e ela me pediu para ficar em isolamento”, disse.

+ Itaporanga e Piancó registram 1º caso de Covid-19 neste sábado

O servidor afirmou que durante o resto do dia ficou em um apartamento em Itaporanga e na quarta-feira (29) acordou com pioras, tendo que ir para o hospital de Patos. Lá foram feitos exames e encaminhados para órgãos competentes, que confirmaram a doença.

Após a confirmação, Jerry disse que apresentou, dentre outras coisas, tosse secretiva, expectoração e febre. Ele está trancado em sua residência sem contato com ningém.

Na gravação, ele não explicou como e onde pôde ter adquirido a doença, o que levantou suspeitas de que pode haver alguém contaminado na cidade de Itaporanga.

Diante disso, a prefeitura baixou um o novo decreto nesse domingo (3) ordenando o fechamento do comércio, revogando as medidas de flexibilização antes publicadas e reforçando o isolamento e as barreiras sanitárias.

Casos na região

Atualmente, Itaporanga não possui nem um caso confirmando de pessoa residindo na cidade. Alguns pacientes seguem sendo monitorados por apresentar suspeitas.

Na região, municípios já confirmaram a doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao menos três tiveram moradores testados positivos, sendo dois em Coremas, dois em Piancó e um em Igaracy, este já curado.

Os prefeitos regionais deverão seguir o Governo do estado e baixar novos decretos prorrogando as medidas de enfrentamento à pandemia. 

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full