Menu
Paraíba

Corregedor da PM vai apurar conduta de policiais que tentaram prender ex-deputado; Biu Fernandes diz:

O corregedor, coronel Gerônimo, disse ao ClickPB que aguardava o relatório do comandante da Polícia Militar na região. "Vamos apurar", completou o corregedor.

Da Redação do Diamante Online

12/02/2020 às 20:47 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O corregedor, coronel Severino do Ramo Gerônimo, informou ao ClickPB que a Corregedoria da Polícia Militar vai apurar a conduta dos policiais militares envolvidos na tentativa de prisão do ex-deputado Biu Fernandes. O ex-parlamentar e ex-prefeito de Catolé do Rocha foi rendido em um estabelecimento, em frente a uma propriedade onde capinava mato com uma faca peixeira, após se recusar a entregar essa faca.

O ClickPB conversou com o corregedor, coronel Gerônimo, o qual disse no começo da tarde que aguardava o relatório do comandante da Polícia Militar na região, o coronel Campos. "Vamos apurar", completou o corregedor ao relatar que vai investigar o caso.

O ex-deputado Biu Fernandes declarou, em entrevista no Sertão, que não foi preso, mas que os policiais tentaram lhe colocar algemas. Houve resistência, ele teve ferimentos nos braços e disse que foi à delegacia por conta própria para denunciar os policiais militares e que fez exame de corpo de delito.

Biu relatou que os policiais exigiram a entrega da peixeira alegando que ela seria uma arma e ele rebateu: "Não é arma, é instrumento de trabalho." O ex-deputado informou que até o delegado estranhou o argumento dos PMs de que a faca seria uma arma.

O ex-prefeito de Catolé do Rocha disse que não mencionou que era ex-deputado e que costuma andar com roupas rasgadas e que, por isso, os policiais o teriam confundido com um "ralé". "A polícia acha que pode pegar um ralé. Mas não pode pegar ninguém. Eu não preciso dizer que sou ex-deputado. Eu estou dentro da razão."

O ClickPB não conseguiu contato com o coronel Campos, comandante da Polícia Militar na região de Patos. A assessoria de PMPB informou ao ClickPB que aguardava informações do caso para que pudesse emitir qualquer comunicado e declarou apenas que Biu foi conduzido à delegacia por desacato.

O sobrinho de Biu Fernandes emitiu nota sobre a confusão:

 

NOTA – Sobrinho de Biu Fernandes

Diante da quantidade de contatos realizados pelos amigos, através de vários meios de comunicação, quanto ao fato ocorrido no dia de hoje (11/02/2020), na cidade de Patos, com meu tio, Biu Fernandes, passo para acalmar a todos e esclarecer os fatos.

O fatídico acontecimento se deu na cidade de Patos, quando Biu Fernandes se encontrava em seu loteamento, onde frequenta semanalmente, campinando os matos de alguns terrenos com uma simples e comum faca peixeira, utilizada, exclusivamente, para o corte daquele mato, oportunidade que foi surpreendido com a abordagem de Policiais Militares que vieram a determinar que ele entregassem a faca, sendo rejeitada tal ordem. Em seguida, adentrou ao estabelecimento que estava nas proximidades de sua propriedade, quando os Policiais Militares novamente determinaram a entrega da faca, novamente negada a ordem. A partir de então, diante da negativa, os policiais o abordaram de forma truculenta, vindo a algemá-lo, da forma que é demonstrada, claramente, nos vídeos que circulam todas as meios sociais, ou seja, de forma grossa, truculenta e desnecessária.

Esse é o breve relato dos fatos ocorridos. Daí pergunta: onde está o desacato? Qual a motivação para que policiais militares tenham parado em sua ronda para abordar um senhor de 78 anos de idade que se encontrava em seu loteamento, nas proximidades da Zona Rural da cidade de Patos, que portava uma faca peixeira, principalmente quando esta era usava para capinar matos?

Há relatos, ainda, de que Biu Fernandes estava ali contando “causos” da época de seu avô, fatos como este que são corriqueiros do seu cotidiano. Qual mal teria ocorrido? Qual ameaça teria sido realizada por Biu Fernandes, para que os Policiais Militares realizassem a abordagem com tamanha ordem, de uma pessoa que estava apenas em seu lugar.

Biu Fernandes foi vítima da brutalidade de Policiais Militares sem preparo para realização de suas atividades. Policiais que abordaram uma pessoa de 78 anos de idade de forma covarde e truculenta. Policiais estes que deixaram marcas em seus braços.

Apesar de pessoa pública, que comandou vários setores do serviço público na Paraíba, até mesmo ocupante de cadeira na Assembleia da Paraíba, não há um fato que desabone a sua conduta ou qualquer atitude simples que seja.

Biu Fernandes é pessoa de 78 anos de idade, que já ocupou vários cargos de destaque. Nascido no Distrito de São Francisco em Catolé do Rocha, foi agricultor, líder estudantil, Auditor Fiscal, Coletor Estadual de Catolé do Rocha, Secretário de Estado da Receita, Prefeito de Catolé do Rocha, Deputado Estadual e Professor da Universidade Federal da Paraíba. Um homem que merece, além de admiração, muito respeito.

Que fatos como estes sejam registrados, para que servidores públicos truculentos sejam responsabilizados por seus atos de abuso. Não falo isso por seu meu tio. Quem me conhece sabe muito bem de meus pensamentos.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba já foi devidamente acionada. Esperamos as providências necessárias para elucidação dos fatos e devida punição dos envolvidos. Estamos de olho e aguardaremos resposta quanto aos fatos, para outros idosos ou qualquer cidadão não seja novamente vítima de truculências desnecessárias. Polícia merece respeito. Mas policial truculento merece repúdio.

A Família Fernandes, como sempre, estará unida e no aguardo do retorno de Biu Fernandes para o seu devido acolhimento.

Em nome da Família Fernandes, agradecemos a atenção de todos.

Rodrigo Fernandes (sobrinho)

ClickPB

Tópicos
Anúncio full