Menu
Vale do Piancó

Mulher mais velha do Vale do Piancó completa 111 anos, tratada como criança

Apesar da idade bem elevada, Nanoca não faz uso de medicamentos para sobreviver.

Da Redação do Diamante Online

17/04/2020 às 18:58 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Desde o ano de 2013, o Portal DiamanteOnline vem divulgando as passagens de aniversário da senhora Maria Pereira, carinhosamente chamada de “Nanoca”. A centenária, que é natural da cidade de Curral Velho, no Vale do Piancó, estará comemorando lúcidos 111 anos no próximo dia 23 de abril.

Nanoca é considerada a mulher mais idosa na região. Ela nasceu no dia 23 de abril de 1909.

A curralvelhense é devota de Santo Expedito, que tem seu dia religiosamente comemorado no dia 19 de abril, motivo que fez ela antecipar sua comemoração todos os anos. Nanoca sempre teve orgulho em expor a imagem do santo ao ser fotografada, demonstrando o ato de devoção.

(Devota de Santo Expedito)

A centenária é uma mulher que lutou pela sobrevivência no Sertão paraibano, em meio a tanta dificuldade.

“Hoje ela está mais limitada, gosta de costurar e come com suas próprias mãos, porém, Nanoca já foi mulher do campo e lavadeira durante décadas”, comentou o neto dela, José Ricardo Pereira.

Apesar da idade bem elevada, Nanoca não faz uso de medicamentos para sobreviver, e ainda come o famoso “tutano de boi” e arroz de leite da terra, para fortalecer suas energias.

Nanoca teve 5 filhos, que se multiplicaram entre netos, bisnetos e tataranetos. Anualmente seus netos comemoram seu aniversário como se fosse de uma criança.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full