Cidades do Vale podem reabrir comércio e outros serviços a partir desta segunda; veja restrições

O plano de reestabelecimento foi publicado pelo Governo da Paraíba.

A partir desta segunda-feira (15) todas as cidades da Paraíba, incluindo as 18 da região do Vale do Piancó, no Sertão, poderão reabrir gradualmente as atividades comercias. O projeto de reabertura, intitulado “Novo Normal Paraíba”, foi estabelecido pelo Governo do Estado, em decreto publicado nesse sábado, para que o comércio e outros serviços voltem a funcionar e retomem a economia.

O plano será dividido em fases, que terão bandeiras de cores diferentes de classificação e avaliação que determinam se as cidades podem adotar os parâmetros de fiscalização. Algumas atividades poderão voltar a funcionar em todos os municípios, a critério dos prefeitos.

No Vale do Piancó foram estabelecidas as seguintes medidas:

Transporte intermunicipal e as rodoviárias do estado voltarão a funcionar; missas e cultos podem voltar no sistema drive-in, com pessoas dentro dos veículos, ou presencial com 30% da capacidade das igrejas; será liberado o funcionamento de salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas; dentre outras.

Bandeiras de classificação

Quatro bandeiras classificatórias para a avaliação dos municípios foram adotadas. Confira as cores de cada município regional:

Verde - indica a melhor situação e permitirá que todos os setores funcionem com adoção de medidas para garantir o distanciamento social.

Amarela - atividades liberadas nas bandeiras laranja e vermelha, além de hotéis, pousadas; comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico.

Laranja - serviços essenciais como agropecuária; cadeia produtiva e atividades essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública.

Vermelha – mesmas atividades liberadas na bandeira laranja, com a possibilidade de adoção de restrições de locomoção.

Na região, apenas Piancó e Itaporanga foram classificadas na bandeira laranja; os outros 16 município ficaram na amarela, e nenhum se enquadrou na vermelha, como mostra o mapa desenvolvido pelo Diamante Online. 

 

Fonte Diamante Online

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.