Menu
Vale do Piancó

Em noite de São João, sertanejos mantêm tradição de fogueiras em áreas rurais do Vale

A zona rural foi o refúgio para não deixar o período junino passar em branco.

Da Redação do Diamante Online

24/06/2020 às 13:29 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Apesar de o acendimento de fogueiras de ter sido proibido por decreto durante o São João na Paraíba, por causa da pandemia do coronavírus, sertanejos de várias localidades do Vale do Piancó, Sertão paraibano, resolveram mudar para manter a tradição junina: os moradores foram, na noite dessa terça-feira (23), para áreas rurais para conseguir curtir o período tradicional da época.

Para mostrar que a cultura continua viva, internautas registaram as fogueiras em fotos e vídeos publicados nas redes sociais. Para os moradores, mesmo diante da situação, não se pode deixar o "espírito" junino morrrer. 

“É um momento difícil esse que estamos passando, mas devemos manter a nossa tradição, né?! Lógico, respeitando as medidas impostas. Mas já que não pode fazer as fogueiras na rua, vamos todos para os sítios”, disse um popular de Diamante (PB). 

A queima de fogos e a realização das fogueiras foram proibidas apenas em perímetros urbanos, em decorrência de possíveis complicações respiratórias por inalação de fumaça, o que abriu espaço para os sertanejos não passarem em branco o mês cultural do santo.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full